HOSPITAL

O Hospital Municipal de Barueri – “Dr Francisco Moran”, destaca-se pelo atendimento e leva o que há de mais avançado em conhecimento médico até a comunidade, buscando uma saúde pública digna, com qualidade e compromisso social, sendo referência para a população de Barueri com aproximadamente 245.652 habitantes.

O Hospital Municipal de Barueri – “Dr Francisco Moran”, conta com leitos clínicos adulto e infantil, cirúrgicos, pediátricos, psiquiátricos, centro cirúrgico, centro obstétrico, serviço de hemodiálise, quimioterapia, pronto atendimento e ambulatório de especialidades, além de uma unidade de cirurgia ambulatorial, onde são realizadas cirurgias eletivas de pequena e média complexidade, com internação e alta no mesmo dia do procedimento.

O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional qualificada, que atua com o objetivo de proporcionar o melhor atendimento a nossos pacientes, prestando serviços com humanização.

Humanização

O Hospital Municipal de Barueri – “Dr Francisco Moran”, foi inaugurado em 2008 e desde o início de suas atividades, sempre teve como objetivo o desenvolvimento de uma assistência digna, humanizada e baseada no respeito às pessoas.

A implementação da Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS pelo Ministério da Saúde em 2003, veio complementar e certificar as ações já realizadas pelo O Hospital Municipal de Barueri – “Dr Francisco Moran”, na valorização das pessoas, na promoção à saúde e na busca constante pela qualidade na assistência.

Segundo a definição, “Humanizar é promover o bem comum, que não se resolve em práticas isoladas, mas, sim, em ações conjuntas que contemplem a técnica, a profissionalização, a capacitação, em intervenções estruturais, que façam a experiência da hospitalização ser mais confortável para o paciente” e este tem sido o nosso objetivo, o de proporcionar uma assistência à saúde segura, resolutiva e eficaz, através de um ambiente acolhedor. Das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) Humaniza – SUS do Ministério da Saúde, o Hospital Municipal de Barueri – “Dr Francisco Moran”, desenvolve os seguintes projetos:

Implantada em Julho de 2017 no Pronto atendimento, através de um planejamento cuidadoso onde foi considerado o estudo de demanda, além da sensibilização dos colaboradores com reuniões de exposição e discussão da cartilha da PNH, elaboração de protocolos e fluxos, além de treinamento oferecido aos profissionais da instituição das diferentes especialidades.

Para a classificação do risco foi adotado o sistema de cores, com a seguinte classificação:

Destinada ao recebimento, avaliação e estabilização das urgências e emergências clínicas e traumáticas. Após a estabilização, os pacientes são encaminhados para outras áreas para a sua recuperação.

Destinada a pacientes críticos e semi-críticos já com terapêutica de estabilização iniciada.

 

Destinada a pacientes não críticos, em observação ou internados aguardando vagas nas unidades de internação ou remoções para outros hospitais de retaguarda.

Destinada a pacientes com atendimento de consultas de baixa e média complexidade.

 

Direito a Acompanhante:

Desde o início das atividades do Hospital Municipal de Barueri – “Dr Francisco Moran”, todos os pacientes maiores de 60 anos e pacientes dependentes funcionais de qualquer idade, são incentivados a permanecer com acompanhante solidário.

Os pacientes pediátricos são também incentivados a ficar com acompanhante durante todo o período de internação.

Visita Aberta:

As Clínicas Cirúrgicas I, II e III, Clínica Médica I e II, Clínica Pediátrica, Obstetrícia são contempladas com a visita ampliada das 10 às 22 horas. Sendo uma pessoa por vez durante o período e com controle por sistema de cartões de visita e crachá de identificação.

O Prontuário Transdisciplinar é uma das diretrizes operacionais do PNH proposta em 2004; estimula e fortalece o trabalho em equipe e o diálogo entre os profissionais, favorecendo troca de conhecimentos, inclusive com os doentes e familiares. Contribui também para a produção de vínculos e para o fortalecimento do sentido de grupo (fomento da grupalidade), que visa a sustentar as construções que foram elaboradas coletivamente, além de estimular o empenho no trabalho (fomento do protagonismo). Desde sua inauguração o Hospital Municipal de Barueri – “Dr Francisco Moran” tem instituído a ficha de evolução multiprofissional, incentivando todos os profissionais responsáveis pela assistência a registrarem os atendimentos e decisões no prontuário.

Uma das diretrizes do Hospital Municipal de Barueri – “Dr Francisco Moran” é a valorização da ambiência, com a organização de espaços saudáveis e acolhedores aos seus pacientes e acompanhantes e colaboradores.

Além disso, o Hospital Municipal de Barueri – “Dr Francisco Moran” possui o Programa de Humanização com os seguintes projetos:

BRINQUEDOTECA – PROJETO BRINCAR É SAUDÁVEL!

Lei Federal nº 11.104/2005 propõe brinquedotecas em diferentes ambientes, tendo fundamental importância dentro dos hospitais. O Hospital Municipal de Barueri – “Dr Francisco Moran” considera que brincar é direito de toda criança, inclusive, das hospitalizadas. A criança hospitalizada tem sentimentos de medo e abandono ao ser afastada de seu meio, mesmo tendo internação conjunta com a mãe e estando em ambiente agradável.

A criança internada torna-se triste, apática, recusa alimentação, apresenta insônia, torna-se muito agressiva, mostrando sinais de carência afetiva, podendo em grau extremo parar de crescer e ter sequelas psíquicas permanentes.

O Hospital Municipal de Barueri – “Dr Francisco Moran”, desde 2017, com atividades de recreação e integração social dirigidas às crianças internadas na enfermaria de pediatria no espaço chamado BRINQUEDOTECA, garantindo o direito de brincar.

Cantinho da Beleza: É um programa de humanização para pacientes internados que conta com profissionais cabeleireiros e alunos de escolas de cabeleireiros que, voluntariamente, vêm Hospital Municipal de Barueri – “Dr Francisco Moran”, realizar cortes de cabelo e barba, penteados e maquilagem nos pacientes internados. O objetivo é melhorar e desenvolver a autoestima e criar momentos de descontração. O projeto é realizado em diversas unidades do hospital: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Psiquiatria.

Voluntariado: É um projeto implantado em 2017, que seleciona voluntários que recebem treinamento e atuam nas unidades de internação proporcionando conforto, bem estar social e companhia aos pacientes internados.

Projeto Música no HMBFM: É um programa implantado, desde 2017, com apresentações periódicas de corais ou músicos independentes nas unidades de internação. Tem o objetivo de amenizar o sofrimento da internação e da própria doença com alguns momentos de lazer e entretenimento.

Espaço Ecumênico: O Hospital Municipal de Barueri – “Dr Francisco Moran” dispõe de espaço ecumênico no piso intermediário para utilização dos pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Serviço Social

O Serviço Social poderá atendê-lo e à sua família durante sua internação e/ou tratamento ambulatorial, apoiando-o e orientando-o nos assuntos relacionados a:– Deveres e direitos legais dos pacientes;

– Termo de Curatela para aqueles pacientes que estejam temporária ou definitivamente incapacitados para o exercício da vida social;

– Previdência Social, nos casos de Acidente de Trabalho; Auxílio Doença e Aposentadorias;

– Isenção de tarifa de transporte urbano municipal para garantir a locomoção para o tratamento, entre outros.