Métodos Gráficos

São exames complementares solicitados para avaliar os pacientes assintomáticos com fatores de risco para doenças cardiovasculares. O diagnóstico é parte fundamental para o sucesso de qualquer tratamento e/ou intervenção médica. Por isso, o Hospital disponibiliza os exames a seguir:

Ecocardiograma

O que é?

É um método auxiliar de diagnóstico utilizado no estudo do coração, com o intuito de detectar as anomalias morfológicas e funcionais de suas estruturas – câmaras cardíacas (aurículas e ventrículos), válvulas e grandes vasos sanguíneos (artéria pulmonar e aorta), permitindo também medir o fluxo de sangue nas válvulas e nos grandes vasos do coração. Trata-se de um ultrassom do coração, permitindo, assim, a geração de imagens.

Como é feito o exame?

No ecocardiograma, o médico manipula o transdutor na parede torácica do paciente, procurando direcionar os feixes de ultrassom para a região do coração que deseja estudar.

Teste Ergométrico

O que é?

É um exame que consiste em submeter o paciente a uma determinada modalidade de esforço físico, graduado e monitorado por meio de um eletrocardiograma, além das medidas de pressão arterial.

Como é feito?

O esforço pode ser realizado, geralmente, por meio de esteira ou bicicleta.

Holter

O que é?

É um exame que monitora continuamente a atividade elétrica cardíaca por 24 horas ou mais, por meio de um aparelho portátil. O período estendido de gravações é útil para observar as arritmias cardíacas ocasionais que seriam difíceis de serem identificadas em um período de tempo menor, como em um exame de eletrocardiografia.

Como é feito? O Holter registra os sinais elétricos do coração através de uma série de eletrodos presos no tórax.

Eletroneuromiografia

Eletroneuromiografia:

O que é?

É um exame diagnóstico, utilizado na avaliação dos nervos e músculos.

Como é feito o exame?

O exame é feito em duas partes. Na primeira, mede-se a condução nervosa por meio de choques elétricos nos nervos periféricos. A segunda parte do exame, consiste na introdução de agulhas no músculo que analisa a atividade muscular no repouso e no esforço muscular leve.

MAPA – Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial

O que é?

É um exame útil para o diagnóstico e acompanhamento da hipertensão arterial.

Como é feito o exame?

Uma braçadeira é colocada no braço do paciente para medir a pressão, igual aos aparelhos comuns, ligados a um compressor que fica preso à cintura.

Litotripsia

O que é?

É um sistema em que ondas de choque são geradas a partir de uma fonte externa de energia e propagadas no interior do corpo até a fragmentação do cálculo. É um método não invasivo de fragmentação de cálculos e as ondas produzidas são mais potentes no ponto focal. Os cálculos podem ser localizados com a fluoroscopia, com a ultrassonografia ou com ambas.

Como é feito?

A Litotripsia não é invasiva e com baixo número de complicações. É pouco dolorosa, dependendo do limiar de dor  e da intensidade utilizada e do número de impulsos.

O paciente pode exercer suas atividades habitual no mesmo dia, recomenda-se deambular para auxiliar na eliminação dos fragmentos, que dar-se-a pelas via urinárias.

A duração da sessão é de 30 minutos.

 

Termo de Consentimento:

O termo de consentimento que lhe é entregue antes de ser realizado o exame, deverá ser lido com atenção, assinado e devolvido para o exame ser realizado.

O Hospital Municipal de Barueri – Dr Francisco Moran é um hospital público. Sendo patrimônio público, cumpre a todos zelar, preservar e defender. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar dano ao patrimônio.

É proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO.