Imagem

Raio X

RAIOS-X CONVENCIONAL E CONTRASTADO No Raio-X convencional, o exame é feito utilizando um aparelho simples, com mesa e tubo de Raio-X que atravessam o organismo e registram uma imagem radiográfica do órgão em estudo.

Os Raio-X contrastados são indicados, quando há necessidade de se investigar órgãos e estruturas que não sejam visualizados pela técnica radiográfica simples. Esses órgãos e estruturas tornam-se visíveis pela ingestão ou injeção de substâncias chamadas de contrastes, que são opacos à radiação.

Tomografia

O que é a tomografia?

A tomografia é realizada por um aparelho de raios X que gira em torno do paciente, fazendo radiografias transversais da área desejada. Através dela, é possível detectar pequenas alterações em áreas difíceis de serem examinadas.

Como é feito o exame?

As imagens da tomografia são feitas por técnicos e médicos radiologistas, com a colaboração de enfermeiros e técnicos de enfermagem. O paciente deita-se em uma mesa móvel que se desloca para um arco aberto, que emitirá as imagens para um computador.

Ultrassonografia

O que é a ultrassonografia? Pela ultrassonografia, poderá ser realizada uma variedade de diagnóstico por imagem, onde ondas acústicas são utilizadas para rastrear as estruturas do corpo humano, permitindo a visualização de órgãos profundamente localizados no abdome – como os rins, o fígado e o pâncreas -, bem como estruturas de localização superficial, como a glândula tireoide, as articulações, os olhos, a pele, etc.

Como é feito? Um gel será aplicado na região a ser visualizada, e em seguida, o médico irá passar um aparelho – transdutor em toda a região.