Oncologia e Quimioterapia

Informações

O Hospital Municipal de Barueri – “Dr Francisco Moran” conta com o Serviço de Oncologia, prestando atendimento ambulatorial e de quimioterapia com uma equipe multidisciplinar (médico oncologista, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, assistente social, fonoaudiólogo) capacitada para realizar a avaliação e o acompanhamento, oferecendo atendimento humanizado e com mais alto padrão de qualidade a pacientes internados e ambulatoriais do município de Barueri.

Como o paciente sente-se durante a quimioterapia?

A quimioterapia afeta as pessoas de formas diferentes. Como o paciente irá sentir-se dependerá de sua saúde geral, antes do tratamento, tipo e estágio do câncer, tipo de quimioterapia e a dose. Um dos efeitos colaterais mais comuns é a fadiga.

Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos, segundo a OMS (2002), definem-se por uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes que enfrentam problemas decorrentes de uma doença incurável e com prognóstico limitado, e suas famílias, através da prevenção e alívio do sofrimento, com atenção à identificação precoce, avaliação adequada e tratamento rigoroso de problemas físicos (principalmente dor) e não físicos (psicológicos, sociais e espirituais).

O Hospital Municipal de Barueri – Dr Francisco Moran conta com uma equipe multiprofissional com habilidades específicas para ajudar o paciente adaptar-se às mudanças de vida impostas pela doença, e promover a reflexão necessária para o enfrentamento desta condição de ameaça à vida para pacientes e familiares.